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Os 13 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos

alimentos ricos em carboidratos

Os Alimentos Mais Ricos em Carboidratos são uma forma de orientar aqueles que querem absorver ou se esquivar dos carboidratos. Além disso, é um dos três grandes grupos de macronutrientes, assim como as proteínas e gorduras. Formados por moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio, os alimentos que tem são conhecidos como energéticos. Após ingerir alimentos, a glicose, principal fonte de energia das células, é liberada.

Se não utilizada, a glicose é armazenada como glicogênio ou é transformada em gordura para ser estocada. Por esse motivo, é importante saber escolher os alimentos ricos, bem como a quantidade e quando comer alimentos para não engordar e desenvolver doenças. Separamos uma lista de carboidratos para ajudar você nesta missão.

Nem todo carboidrato é igual, saiba reconhecer os bons. Existem simples, com alto índice glicêmico, que são aqueles alimentos digeridos e absorvidos rapidamente, causando aumento brusco da glicose no sangue.

carboidratos

Esse pico de glicose no sangue provoca efeito rebote, que leva a uma queda brusca conhecida como hipoglicemia de rebote, acarretando fome após pouco tempo e aumento do apetite por alimentos doces e ricos em carboidratos.

O que São Carboidratos?

Assim como o seu smartphone precisa de bateria para funcionar direitinho e cumprir as funções que você deseja, o seu organismo necessita de energia para trabalhar do jeito apropriado. E uma das formas de oferecer energia ao corpo, é justamente consumindo carboidratos.

É que depois de serem absorvidos, eles liberam glicose e fornecem combustível ao organismo. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como produtos laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras comidas feitas à base e deles. Além disso, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Então, confira agora os 13 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos:

1. Pão:

O pão é um dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons quando é feito de farelo de fibras, porque aumenta o bolo alimentar. O farelo de trigo é um nutriente que contém proteínas, gordura, minerais e até mesmo uma porcentagem de água.

2. Tapioca:

Este alimento pertencente ao grupo de tubérculos é uma fonte saudável de carboidratos devido ao seu alto teor de amido. Por isso, a tapioca é pobre em colesterol.

3. Iogurte Desnatado:

O índice glicêmico do iogurte desnatado é 33, faz parte dos Alimentos Ricos em Carboidratos. Um potinho de 160 g do produto da marca Nestlé apresenta 7,8 g de carboidratos.

4. Grão de Bico:

O grão tem 42 como seu índice glicêmico e em 100 g do alimento existem em torno de 30 g de carboidratos.

5. Maçã:

A maçã contém pouco mais de 19 g de carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

6. Pão Integral:

O índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

7. Aveia:

Outra fonte de carboidratos complexos é a aveia, com índice glicêmico de 55 e em torno de 56,5 g do nutriente a cada porção de 100 g de sua versão em flocos.

8. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas de carboidratos totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

9. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara).

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10. Tomate:

O índice glicêmico do tomate também é 20, porém, sua taxa de carboidratos a cada 100 g é de aproximadamente 4 g.

11. Arroz:

O arroz é o cereal mais consumido no mundo depois do trigo. Além de ser econômico, é um dos alimentos mais ricos em carboidratos, aproximadamente 80%. Portanto, é uma fonte ideal de energia antes do exercício físico.

12. Cereais Integrais:

Os cereais integrais são carregados de carboidratos de baixo índice glicêmico, que funcionam como o combustível necessário para realizar várias atividades.

13. Quinoa:

A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

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