Dicas de Saúde

Os 11 Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite

alimentos para tratar gastrite

Os Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, os sintomas de queimação no estômago, dores de estômago, náuseas, vômitos ou arrotos podem indicar problemas sérios de saúde, como gastrite e úlcera. Eles podem ser causados por uma alimentação industrializada.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população brasileira é portadora da H.pylori, bactéria que pode causar gastrite crônica. Infelizmente, no entanto, o Brasil não está sozinho nesta estatística, já que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguma forma de inflamação do estômago.

alimentos para tratar gastrite

O que é Gastrite?

A gastrite é um termo utilizado para descrever uma série de condições que têm em comum a inflamação da mucosa (parede) do estômago. Quando ocorre de maneira súbita, a gastrite é chamada de aguda, e quando os sintomas se acumulam ao longo do tempo, é denominada gastrite crônica.

A gastrite pode ser causada por diversos fatores, entre eles a atuação da bactéria H.pylori, doenças autoimunes, uso prolongado de anti-inflamatórios, café e outras bebidas acidificantes em excesso, estresse, refluxo da bile e excesso de álcool. Para Tratar Gastrite crônica não é nada fácil.

Um em cada sete brasileiros está infectado com a H.pylori, bactéria que se aloja no estômago e não é afetada pela acidez do órgão. A presença da bactéria no estômago não significa desenvolvimento da doença, mas quando combinada com maus hábitos alimentares e outras condições estressantes para o estômago, a H.pylori pode se proliferar.

A Importância da Alimentação:

A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite. Uma dieta para Tratar Gastrite com uma alimentação equilibrada irá garantir que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.

E, tão importante quanto evitar uma série de alimentos que pode agravar o quadro inflamatório, é incluir na dieta opções que podem acelerar o processo de cicatrização. Confira abaixo quais são esses alimentos para Tratar Gastrite e como incluí-los no cardápio de sua dieta.

Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite:

1. Chia:

Ao entrar em contato com água ou outro líquido no estômago, a chia se transforma em um gel, que protege a parede do estômago contra a ação do ácido clorídrico. A sementinha também tem ação anti-inflamatória e aumenta o bolo alimentar, ajudando no controle das porções consumidas durante as refeições. E quanto menor a quantidade de alimentos, menor será a secreção de ácidos pelo estômago.

2. Biomassa de Banana Verde:

Produzida a partir da fruta cozida, a biomassa de banana verde possui um tipo de amido (conhecido como resistente) que não é digerido pelo organismo. Ao chegar ao intestino, esse amido constitui-se em um excelente probiótico, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo.

3. Geleia Real:

A secreção produzida por abelhas jovens é rica em sais minerais, lipídios, aminoácidos e vitaminas, sendo indicada na dieta para Tratar Gastrite graças ao seu potencial cicatrizante e antibactericida.

4. Suco de Aloe Vera:

Também conhecida como babosa, a Aloe Vera tem atuação cicatrizante e pode ajudar a curar a irritação e até mesmo as feridas estomacais. É possível encontrar o suco já pronto em casas de produtos naturais.

5. Alimentos com lactobacilos

Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera. Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para Tratar Gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

6. Bolachas Água e Sal:

Uma boa dica é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

7. Mamão:

O mamão é uma das frutas mais importante por seu conteúdo de vitaminas B1, B2, A e C, e sua riqueza de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. O mamão é uma das principais frutas que ajudam uma boa digestão, além disso, é benéfico para a pele, cabelo, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

tratar gastrite

8. Coco:

Destacado pelos seus altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, o coco está entre as frutas que mais possuem nutrientes como a fibra, que traz uma melhora no trânsito intestinal, e como a banana, atua como um leve laxante que simplesmente busca limpar o organismo.

9. Pêssego:

Esta doce e deliciosa fruta possui bastantes qualidades saudáveis, atua como um agente diurético e laxante. O pêssego contém vitaminas A, C e E, as quais ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, catarata e o câncer.

10. Maçã:

Devido a um composto chamado Pectina, a maçã ao fazer contato com a água forma um gel no corpo que ajuda a proteger o intestino. Se seu caso não é de prisão-de-ventre, e sim de diarreia (já que na gastrite as duas se manifestam frequentemente) esta fruta cumpre a função de absorver os líquidos, o que faz com que as fezes se solidifiquem.

11. Peixe e Frango:

As duas opções de carne branca não podem ser com gorduras. E, de preferência, têm que ser cozidos, refogados ou grelhados e NUNCA fritos. Carnes vermelhas também podem ser adicionadas ao cardápio, porém, se tiverem menor quantidade de gordura, como patinho, coxão mole e lagarto.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Receitas Caseiras que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário