Ana Luiza

Os 21 Alimentos que Aumentam a Imunidade do Corpo

Os Alimentos que Aumentam a Imunidade do Corpo servem como a melhor maneira de ficar saudável e livre de infecções e doenças de modo natural. Além disso, para evitar gripes e resfriados, é preciso fortalecer nosso sistema de defesa, o sistema imunológico, que funciona como uma barreira formada por milhões de células. Entre essas células estão os anticorpos, responsáveis por detectar e destruir a ameaça causada por invasores como vírus, bactérias, fungos e até agentes químicos, como venenos. Quando alguma parte do sistema falha, os anticorpos não são produzidos na quantidade correta e se tornam incapazes de nos proteger. Com isso, o organismo fica vulnerável a uma série de doenças.

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aumentar a imunidade

Cápsulas de suplementos e vitaminas podem até ajudar, mas, somente uma alimentação equilibrada é capaz de fornecer, ao nosso organismo, todas as vitaminas, minerais e nutrientes necessários para nos manter saudáveis e resistentes. E quanto mais cores, melhor! Por isso, confira Os 21 Alimentos que Aumentam a Imunidade do Corpo:

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1. Canela:

A especiaria é um dos Alimentos que Aumentam a Imunidade do Corpo porque tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. É antioxidante, combatendo os radicais livres. Por reduzir a absorção do açúcar e ajudar na regulação dos níveis de glicose no sangue, é ideal para ser consumida em sobremesas.

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2. Própolis:

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

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3. Rúcula:

A rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso está entre os Alimentos que Aumentam a Imunidade do Corpo. Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. A rúcula estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

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4. Tomate:

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

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5. Cebola:

Outro alimento muito comum para temperar pratos do dia a dia do brasileiro é a cebola. Devido à presença da quercetina nela, esse alimento auxilia na saúde de pessoas alérgicas e que passam por um tratamento contra uma doença viral, onde o corpo precisa de reforço no sistema imunológico para eliminar o problema.

Assim como o alho, a cebola tem seus benefícios potencializados quando consumida crua. Mas não deixe de usar a cebola em outros preparos.

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6. Castanha-do-pará:

Fonte de selênio, a castanha-do-pará possui uma grande capacidade antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

Consuma apenas uma unidade por dia. Justamente por ser muito rica em selênio, ela não deve ser consumida em excesso, pois pode causar alguns efeitos adversos ao organismo, como irritabilidade, dores no corpo e até fraqueza muscular.

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7. Acerola:

A acerola também ajuda a aumentar a imunidade por ser rica em vitamina C. Além disso, a acerola possui potássio, uma dose baixa de carboidratos. Opte por consumir a acerola como é colhida da árvore.

A quantidade necessária de cada um desses alimentos vai depender do seu histórico médico e tipo físico, por isso, consulte o seu médico para saber quantas porções de cada um deles é necessário para aumentar a imunidade.

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8. Vegetais Verde Escuros:

Os vegetais verde-escuro, como brócolis, couve e espinafre, contêm ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Outros alimentos que apresentam ácido fólico são o feijão, o cogumelo (shimeji) e fígado.

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9. Maçã:

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.

Experimente comer uma unidade de maçã ou beber um copo de suco 100% natural entre as principais refeições.

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10. Limão:

Um dos melhores alimentos para aumentar a imunidade é o limão. O limão é uma fruta azeda, que tem uma acidez que ajuda a balancear o pH do organismo se consumida na medida certa. Consumindo o limão você aproveita os antioxidantes e a vitamina C da fruta, e que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico.

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11. Gengibre:

O gengibre pode ser usado como tempero, chás, cozidos, sucos e em diversas receitas. Essa raiz poderosa ajuda o sistema imunológico porque mata bactérias e carrega uma boa dose de vitamina B6, além de ter vitamina C.

Se escolher consumir cru tenha cuidado, pois algumas pessoas tem sensibilidade ao gengibre e podem perder o sono. Nesse caso, consuma duas colheres de gengibre ralado durante a manhã.

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12. Oleaginosas:

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

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13. Morango:

O morango tem poucas calorias, embora também tenha a famosa frutose. Rico em silício e a vitamina C, essa frutinha vermelha ajuda o seu sistema imunológico a ficar forte. O morango também possui manganês, magnésio, potássio, vitamina K e vitaminas do complexo B.

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14. Óleo de Coco:

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

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15. Cogumelo Shitake:

O cogumelo shitake é rico em proteína, por isso, é uma boa opção para quem é vegano e não consome nenhum tipo de alimentos de origem animal. O shitake possui um grande índice de lentinana, que funciona como um estimulador da produção das células de defesa do organismo.

O shitake possui uma grande carga de aminoácidos, o que também ajuda a aumentar a imunidade. É necessário consumir 100 gramas em média por dia para sentir os feitos positivos (porém, a quantidade exata depende da recomendação médica, de acordo com o seu tipo físico).

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16. Aveia e Cevada:

Estes grãos contêm betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, por isso eles são alimentos que aumentam a imunidade. Um estudo demonstrou que quando os animais consomem aveia e cevada são menos propensos a contrair gripe, herpes e até antraz. Em humanos, aumenta a imunidade, velocidade cicatrização de feridas e pode ajudar os antibióticos a funcionarem melhor.

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17. Alho:

O alho é usado em vários preparos do nosso dia a dia. O que muitos não sabem é que o alho possui uma dose grande de selênio e zinco, que são essenciais para a melhoria do sistema imunológico. Para aproveitar o seu efeito benéfico consuma o alho cru. Mas colocando ele nos preparos, usando para temperar alimentos, mesmo que cozido, já ajuda o seu organismo.

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18. Couve:

A couve é usada em sucos detox justamente porque ela é uma folha faxineira. Limpa o organismo de tudo o que tem de ruim e é um baita anti-inflamatório . Além disso, a couve ajuda na cicatrização e renovação das células. Ela é capaz de limpar o organismo de dentro para fora.

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19. Sementes de Girassol:

Como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

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20. Lichia:

Não é segredo para ninguém que a vitamina C é considerada uma das melhores para auxiliar o sistema imunológico. A lichia é rica em vitamina C e ainda possui uma dose enorme de componentes anti-inflamatórios. A lichia é uma fruta de baixo carboidrato, pode ser consumida sem medo, porém, todo tipo de alimento precisa ser consumido com moderação pois o excesso é prejudicial de qualquer forma.

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21. Batatas Doces:

As batatas doces são alimentos que ajudam na imunidade atuando contra bactérias, vírus e outros invasores do corpo. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A. A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente essencial para a saúde da pele.

Uma das melhores maneiras de obter a vitamina A na dieta é através de alimentos que contenham betacaroteno (como batata doce), que no organismo se transforma em vitamina A. Pode ser utilizado em diversos pratos saudáveis, consumido como purê, assado ou crispy e até em receitas doces mais saudáveis, uma vez que tem o açúcar natural. Outras fontes de betacaroteno interessantes são o Melão, cenoura e abóbora.

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